Sem categoria

Visitar Gibraltar

Um pedaço de Reino Unido com fronteira terrestre com Espanha, ao lado de Marrocos, que separa o oceano atlântico e o mar mediterrâneo e ao mesmo tempo dois continentes, Europa e África.
Parece confuso e é um pouco, passear por ruas espanholas e de repente entramos noutro país.
Em 1713, Espanha ofereceu Gibraltar à Grã-Bretanha e desde então, por vontade do povo Gibraltino assim se manteve.

Gibraltar, a cerca de quatro horas de distância do Algarve e a duas horas de Sevilha. Conhecida pelo seu imponente rochedo e pelos macacos que lá habitam. Os Macacos da Barbaria são os únicos animais selvagens na Europa e por isso são a grande atração de Gibraltar.

Como chegar

Gibraltar tem o único aeroporto do mundo que atravessa uma avenida onde passam veículos e pessoas diariamente. Estar no carro e parar para um avião passar é algo bastante banal na vida dos gibraltinos.
Para quem vai de Espanha ou Portugal é muito mais simples ir de carro. As estradas espanholas são muito boas para se conduzir e as poucas portagens que existem em nada se assemelham com os preços portugueses.
É obrigatório apresentar o documento de identificação na alfândega para ser possível entrar em Gibraltar.

Onde ficar

Não existem muitas opções de alojamento. Mas é possível reservar desde apartamentos a barcos. Os barcos estão atracados no porto e é possível reservar uma noite desde 90 libras. Os apartamentos também são um pouco caros. Dormir nas cidades vizinhas espanholas compensa bastante.

Onde comer

A alimentação Gibraltina é semelhante à do Reino Unido e é tudo muito turístico à base de Fast Food. Os restaurantes de rua vendem quase todos o mesmo. Não aconselho nenhum em particular, pela simples razão de apenas ter comido hambúrguers e batatas fritas.
A zona do porto é bastante mais conceituada, com restaurantes mais luxuosos, que servem peixes e mariscos. A preços bastante mais elevados também.

Compras

Em Gibraltar não há IVA e como tal há artigos que compensam, outros nem tanto, devido à conversão da libra para euro.
Os electrónicos são os mais procurados, pois a diferença de preço ainda é bastante. Eu comprei a minha máquina fotográfica Canon, com uma diferença de cerca de 200€ para o preço praticado em Portugal. Cada loja pratica o seu preço e em algumas delas, é possível regatear o preço.


O que visitar

📌 Ponta da Europa
📌Caverna de S. Miguel
📌 Great siege tunnels
📌 Mesquita Ibrahim-al-Ibrahim
📌 Praça Casemates
📌 Cemitério Trafalgar
📌 Gibraltar Botanic Gardens
📌 Rochedo de Gibraltar

As atrações mais famosas são a ponta da Europa,
onde podemos avistar Ceuta em dias de céu limpo e onde o oceano atlântico se mistura com o mar mediterrâneo. E o rochedo de Gibraltar:

Há três maneiras de fazer o percurso.
A pé, é a única opção gratuita. Tem estacionamento disponível no inicio do percurso.
De teleférico, que pára no topo do rochedo, custa cerca de 12€.
E de Van, existem bastantes empresas a oferecer o pacote da Tour, na zona da bilheteira. Só achei mais vantajoso pela interacção com os macacos.
Já subi uma vez de teleférico e outra a pé. Aconselho a subir a pé e descer de teleférico.
Para qualquer uma delas, roupa e calçado confortável é fundamental, pois o percurso é bastante longo.



Os macacos são amistosos e estão habituados a seres humanos. Mas ainda assim são animais selvagens e muitas vezes as pessoas tendem a esquecer-se disso. É estritamente proibido alimentar os animais e há algumas placas a referir multas com valores um pouco elevados.
Dica: Guardem bem os vossos pertences, pois os macaquinhos estão sempre atentos ao que podem roubar.

Um dia é suficiente para visitar Gibraltar de uma ponta a outra, para quem está a pensar numa escapadinha de fim-de-semana, Gibraltar é uma excelente ideia.
E para quem já visitou, partilhem a vossa experiência 🙂


Podem aproveitar os meus descontos enquanto reservam as vossas viagens ✈️

Reservar Alojamento

Aluguer de carro

Seguro de viagem

Cartão Revolut



Leave a Reply