Como fazer dinheiro online?

Desde que dei início a este percurso entre o blog e as redes sociais, a frase: “Como fazes dinheiro online” está no top três das que mais recebo, logo após as típicas: “és tão sortuda”, que normalmente vem acompanhado por “adorava ter a tua vida”.
Mas neste artigo vou basear-me apenas no como fazer dinheiro. Se começaste a tua aventura como influencer mas estás um pouco perdido, no como passar de seguidores e publicações a dinheiro na tua conta, então este artigo é para ti.

Lembro-me de começar a atrair mais atenção nas minhas redes sociais quando comecei a viajar e mais tarde quando dei início à minha profissão de hospedeira de bordo, que realmente deu um grande impulso nas minhas contas.
Mas manter tudo isso, bem, ai sim vem a parte complicada. Requer trabalho, paciência, muitas horas investidas e frustração mais do que felicidade. Mas deixo esta parte para outro artigo.

Parcerias:

Existem vários tipos de parceria, a troco de dinheiro, de produtos, acomodações, refeições, experiências. A qualidade dessas parcerias vai depender da qualidade das tuas redes sociais, seguidores, visualizações e por aí. Quanto mais credibilidade vais tendo melhores serão as propostas que irás ter.



Produtos em troca de publicidade

À medida que as minhas contas iam crescendo, neste caso o instagram e o blog, onde comecei a aumentar as minhas visualizações diárias e por post. Comecei a atrair algumas marcas, que me enviavam mensagens a perguntar se tinha interesse em receber gratuitamente os seus produtos em troca de publicidade.
Como primeiros contactos no mundo dos influencers, estas mensagens eram um raio de felicidade a atravessar o meu monitor.


O que eu gostaria que me tivessem dito?

A verdade é que dificultamos a vida uns aos outros, com medo de concorrência, o que não faz qualquer sentido.
Perdi muito tempo, simplesmente por não saber, por não ter noção.
Para começar, a maior parte dessas mensagens, que acreditem não são poucas. As empresas enviam os produtos gratuitamente como prometem, sim.
Entramos no site, escolhemos o que mais gostamos, adicionamos ao carrinho e com o código que nos é enviado tentamos concluir a compra. Até que aparecem os famosos portes de envio que são quase ou até por vezes mais caros que os produtos em si. Seria de esperar que não houvessem quaisquer encargos nessa encomenda, já que o acordo seria produtos em troca de publicidade. Mas não é assim que funciona e cada vez há mais empresas/marcas com este tipo de negócio, negócio sim, porque não há um lado benéfico para os influencers neste tipo de acordo, sem ser visibilidade a olhos de quem não percebe.

Se o acordo é produto em troca de publicidade, não existe pagamento envolvido. Atualmente quando recebo este tipo de mensagens, normalmente no Instagram, estes são os meus primeiros passos:
1- Verifico a veracidade da marca, através da página do Instagram
2- Verifico o site
3- Caso se justifique, a minha primeira pergunta é: os portes de envio são ao vosso encargo?

Desta forma, não perco tempo com conversas que não levam a lado nenhum. Pois apenas com estes passos, já estou a descartar todo o tipo de parceria que não tem relevância.

Dicas:
– Marcas que tem anúncios pagos a publicitar as suas parcerias e procura por influencers são exactamente a discrição do que escrevi em cima, procuram o maior número de pessoas, para receberem mais.
– Marcas credíveis são selectivas e procuram alguém que encaixe no perfil que eles procuram.
– Boas parcerias são normalmente enviadas através de email.
– Antes de dar os teus dados para envio dos produtos, pesquisa a empresa, atenção a burlas e roubo de dados.

Acomodação por publicidade

Como viajante, é um dos tipos de parceria que mais aprecio.
Baseia-se em ficar acomodado num hotel, hostel, airbnb sem qualquer pagamento, a troco de publicidade acordada entre as duas partes. Desde fotografias, histórias no instagram, artigos no blog, vídeos.
Dependente do grau de exigência das acomodações a parceria é definida. No meu caso já tive parcerias que definiam a quantidade de conteúdo que produzia diariamente, outras tinham atividades que obrigatoriamente tinha de participar e algumas mais exigentes em que até horários tinha para completar algumas das tarefas.

Com este tipo de parceria acordo sempre acomodação com pequeno-almoço incluído, mas em alguns casos para efeitos de publicidade, acabo por ter bebidas, jantares e afins.

(Gostavas de saber como conseguir este tipo de parcerias? Deixa as tuas perguntas!)

Comida/bebida por publicidade

Parceria praticada por restaurantes, que acaba por ser mais barato e muitas vezes mais eficaz para os estabelecimentos. Já que basicamente o acordo é apenas publicidade por uma refeição ou umas bebidas.
Quem não gostava de ter a oportunidade de ter uma refeição completamente gratuita?
Toda a gente, acredito.
É mais normal do que possam pensar.
Quando viajo não só é uma forma de publicitar o meu trabalho, como também uma forma de poupar, já que não estou a pagar para comer.

Este é o tipo de parceria que podem fazer até na vossa cidade, com restaurantes locais.

Blog

O blog foi o meu maior desafio, logo após o algoritmo do instagram, que continua a dar-me dores de cabeça constantes.
Se não gostas de escrever, então muda de direção.
Há sempre pessoas a perguntar-me como fiz o blog, se percebo de html, css, java, que é muito difícil, como podem fazer, ou aprender.
Há demasiadas perguntas a serem respondidas sobre este assunto, mas normalmente encerro a conversa desta forma.
Gostas de escrever? É algo que costumas fazer? É uma paixão?
Raramente a resposta é sim, outras vezes até é, mas acompanhada de, um blog dá demasiado trabalho. O que não deixa de ser verdade, daí ser preciso paixão. Não só por escrever, porque se não percebes de informática vai muito além disso.

Compensa ter um blog? Como se faz dinheiro realmente?

No meu caso, o blog foi uma maneira de eu partilhar as minhas experiências, de contar ao mundo as minhas vivências. Não comecei pelo dinheiro ainda que a longo prazo fosse um objetivo, não minto. Daí reforçar a ideia da paixão, porque atualmente há tantas plataformas que só tens de escolher aquela que se adequa melhor a ti.

Hoje em dia faço dinheiro no blog maioritariamente através de clicks direcionados a outras páginas com quem tenho parcerias. Existe também a possibilidade de adicionar anúncios, que quando clicados pelos visitantes também geram dinheiro.
Parece pouco, mas a verdade é que o ser-humano é um bicho curioso e normalmente quando há links para clicar, nós clicamos. E às vezes apenas pelo simples clique já estamos a ajudar a página de alguém. O que é ótimo, ainda que tenha noção que a maioria das pessoas não pensam assim. Um dia ainda vou entender o porquê de ser assim tão péssimo essa ideia de estar a ajudar alguém.

Vendas

A venda mais famosa e fácil, para quem tem Instagram, já devem ter reparado que quase todos os Influencers com boas contas publicitam os seus presets do Lightroom, uma das aplicações mais famosas pela sua edição de fotos.
E o que é isso de presets?
Não é mais nem menos do que as predefinições da edição de uma foto.
A ideia é simples, alguém tem o trabalho de criar um conjunto dessas predefinições, vende e a pessoa, mesmo sem base nenhuma em edição de fotos, acaba por ter fotografias incríveis. Este tipo de edição é famosa por ser rápida e com apenas um click está pronta a publicar.

Os preços variam consoante o tipo de conta, quando mais famoso for o Influencer mais caros vão ser os presets. Mas podes esperar fazer desde 9€ a 100€ com vendas destes pacotes.

Dica:
– Investe tempo a aprender tudo sobre Lightroom
– O Lightroom disponibiliza vídeos de aprendizagem gratuitos
– Mantém as tuas fotografias com as melhores edições, para atrair possíveis compradores


Existem vários sites onde te podes registar para conseguires parcerias, onde apenas tens de escolher as que gostarias de publicitar e esperar ser aprovado.
As aprovações são feitas consoante o tipo de perfil, cada marca procura um tipo de Influencer e ninguém se adequa a todas. O que deixa oportunidade para todos.

Gostarias de saber mais sobre este assunto? Não percas o próximo post 🙂

Podem aproveitar os meus descontos enquanto reservam as vossas viagens ✈️

Reservar Alojamento

Aluguer de carro

Seguro de viagem

Cartão Revolut

Deixar uma resposta